O programa Nota Fiscal Paulista oferece uma série de vantagens para os consumidores que pedem a inclusão do CPF ou o CNPJ no cupom fiscal. Com ele você recebe a restituição do valor das suas compras e depois pode transferir os créditos para uma conta bancária ou também para abater o valor do IPVA do seu veículo. Além disso, mensalmente você tem a chance de faturar algum prêmio do Sorteio da Nota Fiscal Paulista, cujos valores vão de R$ 10 a R$ 1 milhão.

Mas para receber os benefícios, primeiro você precisa se cadastrar na Nota Fiscal Paulista. O procedimento é simples e leva poucos minutos para ser concluído. O formulário de cadastro fica à disposição na página oficial da Nota Fiscal Paulista, e é válido para todos os consumidores, empresas, condomínios, ONGs e entidades assistenciais que possuem CPF ou CNPJ em situação regular. Para te ajudar a realizar o cadastro, preparamos um guia com todas as orientações necessárias para você preencher corretamente todos os campos e começar a participar do programa Nota Fiscal Pta.

cadastro-nota-fiscal-paulista

Passo a passo para fazer o cadastro

1. Acesse o site www.nfp.fazenda.sp.gov.br e clique em Acesso ao Sistema.

acesso-cadastro-nota-fiscal-paulista

2. Localize a opção Novos Cadastros e escolha entre Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

selecao-cadastro-nota-fiscal-paulista

3. Preencha corretamente os campos. Qualquer erro pode comprometer a qualidade dos seus dados e contribuir para que o seu cadastro seja recusado. Na hora de informar o seu e-mail, escolha aquele que você usa com mais frequência. Isso pode evitar problemas futuros, pois é nele que você vai receber todos os comunicados da Nota Fiscal Paulista. Se por ventura você esquecer sua senha, também é para este e-mail que o lembrete será enviado.

nota-fiscal-paulista-dados-consumidor

4. No canto superior da tela você vai ver um Termômetro de Confiabilidade. Ele indica se o seu cadastro está bem completo e com informações confiáveis. Para ser aprovado, é necessário que o termômetro esteja pelo menos no índice Regular. Quanto mais dados você informar, maior será a chance de o seu cadastro ser aprovado.

cadastro-nota-fiscal-paulista-termometro

5. Nesta etapa do processo, você também vai decidir se quer participar ou não do Sorteio da Nota Fiscal Paulista. Leia os termos clicando no link em vermelho e faça a sua escolha. Logo depois você deve digitar uma frase de segurança. Ela virá escrita em todos os e-mails que você receber do programa. Essa frase serve para você ter certeza que está recebendo um e-mail oficial da Nota Fiscal Paulista, e não aqueles e-mails falsos contendo links com vírus.

nota-fiscal-paulista-sorteio

6. A menos que você trabalhe com desenvolvimentos de sistema, no campo Opções Avançadas você pode marcar a opção Não.

nota-fiscal-paulista-sistema

7. No campo Dica para lembrar a senha, digite algo bem claro e objetivo que faça você recordar a senha rapidamente.

nota-fiscal-paulista-senha-cadastro

8. Após preencher todas as opções, confira seus dados para verificar se está tudo correto. Depois disso, clique em Avançar.

9. No próximo passo você terá mais informações para digitar e assim aumentar a confiabilidade do seu cadastro. Aqui é recomendável preencher pelo menos o seu Título de Eleitor. As opções de Renavam, TV por Assinatura e Conta de Luz você deve informar somente se eles estiverem no seu nome.

nota-fiscal-paulista-titulo-eleitor

10. Se tudo estiver correto com o seu cadastro, você vai visualizar a mensagem a seguir.

nota-fiscal-paulista-cadastro-restrito

Seu cadastro foi criado com sucesso, mas por enquanto ele ficará limitado a apenas quatro funções. Para desbloquear as outras funcionalidades, incluindo a consulta do saldo, você deverá transferir os créditos da Nota Fiscal Paulista ou utilizá-los ao menos uma vez para abater o valor do IPVA. Enquanto não fizer a transferência, você não vai conseguir visualizar o seu saldo. Para entender como funciona esse processo, confira o vídeo abaixo:

Meu cadastro foi bloqueado. E agora?

Alguns erros podem acontecer no momento de concluir o cadastro da Nota Fiscal Paulista porque o sistema da Secretaria da Fazenda compara as informações com a base de dados da Receita Federal, de modo a garantir a máxima precisão dos dados informados. Por isso é importante que você digite as informações corretamente para ter o seu cadastro aceito de imediato. Se uma notificação informando o bloqueio aparecer, você deve realizar os seguintes procedimentos:

  • Clique em Confirma Bloqueio;
  • Preencha o requerimento para desbloqueio da senha (clique aqui para acessar o requerimento);

requerimento-senha-nota-fiscal-paulista

Depois disso você deve enviar o requerimento junto a outros documentos para desbloquear a senha da Nota Fiscal Paulista. O envio deve ser feito para a Secretaria da Fazenda no endereço informado abaixo.

Desbloquear a senha por envio postal

cadastro-nota-fiscal-paulista-correios

O endereço para o envio dos documentos é:

Secretaria da Fazenda
Central de Pronto Atendimento – CPA/Capital – DEAT/SAP
Assunto: “Nota Fiscal Paulista”
Av. Rangel Pestana, 300 – térreo – Centro – São Paulo – SP – CEP 01017-911

Os documentos obrigatórios são:

  • Requerimento preenchido e assinado com firma reconhecida;
  • Cópia simples do CPF;
  • Cópia simples do documento de identificação com foto (RG ou carteira de habilitação).

Desbloquear a senha pessoalmente

cadastro-nota-fiscal-paulista-poupatempo

Se for solicitar o desbloqueio pessoalmente, você deverá apresentar esses documentos em um Posto Fiscal, em um dos postos da Fundação Procon ou em alguma unidade do Poupatempo.

  • Requerimento preenchido e assinado (sem firma reconhecida);
  • Cópia simples do CPF;
  • Cópia simples do documento de identificação com foto (RG ou carteira de habilitação).

Se a documentação for encaminhada por terceiros, deverá conter firma reconhecida em todos os documentos.

  • Os endereços dos Postos Fiscais no Estado de São Paulo podem ser consultados no site www.fazenda.sp.gov.br/regionais/;
  • Os endereços do Procon podem ser consultados no site www.procon.sp.gov.br, acessando a opção “Formas de Atendimento”;
  • Os endereços do Poupatempo podem ser consultados no site www.poupatempo.sp.gov.br.
  • Para receber atendimento no Poupatempo, não é necessário fazer agendamento.

Após enviar os documentos, você receberá um comunicado informando se o acesso ao seu cadastro foi liberado.

Essas foram as informações para você aprender a fazer o cadastro na Nota Fiscal Paulista. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.