Entenda os procedimentos para resgatar créditos Nota Fiscal Paulista para uma conta corrente

A Nota Fiscal Paulista já está em uso há alguns anos no Estado de São Paulo, servindo para duas coisas: garantir mais segurança aos compradores e contratantes de serviços e aumentar a arrecadação de impostos.

Este último é conseguido porque os cidadãos ficam encorajados a pedir os cupons fiscais, tornando bem mais difícil a sonegação fiscal.

Os paulistas também saem ganhando quando utilizam a NFP: a iniciativa sorteia até R$ 1.000,00 todos os meses e uma parte considerável do imposto é devolvida na forma de créditos.

A utilização deles pode ser de duas formas: transferindo para abatimento do IPVA ou sacando na conta corrente.

É claro que a devolução financeira não é o único benefício dos consumidores que usam a Nota Fiscal Paulista: a garantia de poder reclamar seus direitos e pedir troca dos produtos é muito importante.


Consulta de créditos da Nota Fiscal Paulista

A consulta é uma forma de os contribuintes saberem constantemente quanto crédito estão acumulando. Também é fazendo essa consulta que eles conferem se o estabelecimento, de fato, colocou a nota fiscal no sistema.

Para acompanhar os créditos da Nota Fiscal Paulista, a pessoa deve usar o link https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=/Principal.aspx e identificar-se, colocando a senha e o seu CPF.

Se é a primeira vez que o contribuinte usa o site da NPF, ele tem de criar uma senha. Quem vai conferir os créditos precisa ter atenção ao período: é preciso selecionar o último semestre, já que as devoluções são divididas dessa forma.

Importante esclarecer que os consumidores podem participar da NFP sem ter feito cadastro no link acima.

Basta que eles peçam aos operadores de caixa que o seu CPF seja colocado no cupom fiscal e, quando puderem, eles se cadastram no site da Secretaria da Fazenda do Estado e conferem quanto acumularam até aquela hora.

Como resgatar os créditos da NFP para uma conta corrente?


Passo a passo para transferir créditos da Nota Fiscal Paulista para conta corrente

Os contribuintes precisam de uma conta bancária para poder sacar os créditos da Nota Fiscal Paulista, podendo ser uma conta corrente ou poupança.

Porém, não é necessário usar sempre a mesma conta: se o titular do CPF mudar de banco, por exemplo, pode fornecer uma conta nova para os depósitos.

Para fazer a troca, ele tem de acessar o link da Secretaria da Fazenda do Estado (o que foi dado acima) e fazer login.

Depois, é necessário clicar em “Conta Corrente” e em “Utilizar créditos”. Quando o contribuinte escolhe a conta, aparecerão as informações bancárias que ele poderá atualizar.

A atenção de quem faz atualização de conta corrente na NFP precisa ser grande: qualquer dígito errado poderá fazer com que os créditos fiscais sejam transferidos para outro contribuinte.

Além desse problema, os contribuintes também precisam manter o dispositivo pelo qual acessam a página da Sefaz SP seguro com antivírus para que terceiros não saibam a sua conta e nem quanto de crédito há para ser depositado.


O que acontece se o dinheiro da Nota Fiscal Paulista não cair na conta?

Já ocorreu de contribuintes paulistas solicitarem os créditos da Nota Fiscal Paulista, mas de ele não aparecer na conta.

É claro que isso é razão para os cidadãos ficarem preocupados, mas pode se dar apenas a uma demora bancária comum.

Além disso, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo tem até 15 dias para que os créditos da NFP cheguem ao contribuinte.

Se esses 15 dias já se passaram e os créditos ainda não estão depositados, é importante que o cidadão se certifique de que a conta que está cadastrada está correta.

Se estiver, é preciso tirar um print e encaminhar, junto ao extrato bancário, a Sefaz SP.


Como transferir crédito da Nota Fiscal Paulista para outra pessoa?

Muitas pessoas gostariam de poder transferir os seus créditos da Nota Fiscal Paulista para algum familiar que estivesse precisando.

Entretanto, o Governo do Estado de São Paulo não possibilita isso: a conta bancária (seja poupança ou corrente) precisa ser do dono do CPF ou CNPJ.

Se a pessoa quiser usar os créditos para diminuir IPVA, também deverá ser de algum veículo cujo proprietário seja ela mesma.

Não é possível um indivíduo X abater IPVA de um carro registrado como propriedade do amigo, do primo, do irmão, etc.

Como resgatar os créditos da NFP para uma conta corrente?


Como transferir crédito da Nota Fiscal Paulista para a poupança da Caixa?

Diversos contribuintes são correntistas da Caixa Econômica Federal e é por isso que desejam que os créditos da NFP sejam mandados para esse banco.

É bastante simples: o contribuinte vai se logar ao site da Sefaz SP, como ensinado, e clicar em “Conta Corrente”.

Outra vez, ele selecionará “Utilizar créditos” e verá três opções, sendo uma delas a conta poupança.

Selecionando esse tipo de depósito, é só o cidadão colocar a sua conta poupança da Caixa Econômica.