Comemorando 10 anos de fundação, o programa Nota Paulista passa a oferecer a seus usuários uma nova forma de acessibilidade. A novidade que tem sido amplamente divulgada é o aplicativo da Nota Paulista para smartphones e tablets.


Dessa forma, a Secretaria da Fazenda, órgão responsável pelo programa, acaba de se unir aos mais modernos métodos tecnológicos da atualidade para facilitar o acesso dos cidadãos aos cadastros.

Além disso, o app oficial chega para inibir a atividade de uma série de outras aplicações não-oficiais que ofereciam consulta das informações da Nota Fiscal Pta em troca do fornecimento dos dados de acesso.

Se você se interessou e quer conferir como ficou o serviço, acompanhe o texto até o final e confira o nosso tutorial para baixar e usar o app. Ele está disponível para as plataformas iOS e Android.

Como baixar o app da Nota Fiscal Pta

Fazer o download é tão simples quanto qualquer outro aplicativo. Veja como funciona:

1. Entre no Play Store, no caso de um Android, ou na App Store, se você tiver um iPhone.

2. Feito isso, no campo de busca, digite “Nota Fiscal Paulista”.

3. Você verá diferentes aplicativos, mas o oficial está identificado por este ícone e contém informações da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Aplicativo oficial da Nota Paulista

4. Dando continuidade ao procedimento, clique no ícone “Instalar” no Android;, já no iOS o ícone tem o nome “Obter”.

5. Em seguida, clique no botão “Aceitar” para permitir o acesso do app ao sistema do seu celular.

6. Agora basta aguardar o término do download.

Como instalar o aplicativo da Nota Paulista

Com a tecnologia atual, os celulares Android ou iOS têm um processo automático para a instalação de apps. Por isso, provavelmente, não será necessário realizar nenhum outro procedimento a ser realizado para instalá-lo. Mas sempre é bom fazer uma rápida verificação para ver se ele realmente foi instalado.

Para fazer isso, clique em cima do ícone do aplicativo no seu smartphone ou sobre o botão “Instalar”. Se for preciso realizar a instalação, ele lhe dará está opção na mesma hora. Após instalar, você deve clicar no botão “Abrir”.

Como acessar o app da Nota Paulista

O acesso ao aplicativo é simples e intuitivo. Basta você digitar seu CPF ou CNPJ e também a sua senha; após preencher, clique em “Login”.

Como acessar o app da Nota Paulista

O que é possível fazer no aplicativo Nota Fiscal Pta

O aplicativo da Nota Fiscal Paulista apresenta as principais funções do programa, porém, ele tem a vantagem de permitir uma consulta mais ágil. Veja o que você pode fazer:

O que é possível fazer no aplicativo Nota Fiscal Pta

Consultar o saldo

⇒ Consultar o cartão da NFP

⇒ Consultar o extrato dos créditos

⇒ Fazer doações

Em breve, todas as opções disponíveis no site também estarão presentes no aplicativo. Futuramente, você também poderá realizar os procedimentos a seguir:

⇒ Fazer reclamações

⇒ Consultar bilhetes dos sorteios

⇒ Consultar documentos fiscais

⇒ Consultar mensagens da Secretaria da Fazenda

⇒ Configurar as opções da sua conta

Como fazer doações de notas pelo app da Nota Fiscal Paulista

Como usar o aplicativo da Nota Paulista

Uma das funções mais interessantes do novo app Nota Paulista é a possibilidade de doar notas fiscais para uma entidade assistencial. Há duas formas de fazer a doação, e nós vamos explicar agora como funciona:

Doação automática

1. Para fazer a doação automática, você deve clicar no ícone “Doação”.

2. Em seguida, você deve posicionar a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code. Se a nota fiscal não tiver QR Code, você deve realizar o procedimento manual.

3. Se a leitura foi feita corretamente, você verá uma mensagem confirmando a doação.

Doação manual

1. Para fazer a doação manual, clique no ícone “Doação”.

2. Na tela de leitura do QR Code, clique na opção “Doação Manual”, localizada no rodapé da tela.

3. Em seguida, digite as informações solicitadas pelo sistema:

⇒ Chave de acesso

⇒ Cupom Fiscal

⇒ Nota Fiscal

Caso tenha dúvidas para preencher, clique nos ícones com o ponto de interrogação.

4. Após fazer o preenchimento, você verá a mensagem confirmando a doação.

Vale lembrar que, para fazer doações de notas, você não pode registrar o seu CPF ou o CNPJ a sua empresa nos documentos fiscais.

Impedimento de fraudes nas doações

Com o uso do aplicativo, poderão ser corrigidos erros e fraudes detectados em uma consultoria encomendada pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Pelo sistema anterior, ao solicitar o cupom fiscal sem a inscrição do CPF, o consumidor colocava o documento em urnas disponíveis nos próprios estabelecimentos comerciais. Várias situações irregulares foram apontadas, incluindo o furto das urnas.

Além disso, a SEFAZ identificou que pessoas e empresas estavam agindo de má fé. As notas fiscais eram doadas para as entidades, mas na verdade eram desviadas e registradas em nomes de pessoas físicas.

Você acabou de conferir as informações sobre o app da Nota Fiscal Paulista. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.