Confira o passo a passo para consultar saldo Nota Fiscal Paulista.
A Nota Fiscal Paulista é uma ferramenta criada pela Secretaria da Fazenda de São Paulo em 2007, e que continua funcionando em todo o Estado.
No momento, são milhões de paulistas com o seu CPF registrado no sistema para receber a devolução de uma parte dos impostos.
É para isso que esse programa foi criado: para que os clientes ficassem mais estimulados a exigir a sua nota fiscal, coisa que não era considerada importante até então.
Porém, cada vez que uma empresa não fazia a nota fiscal, deixava de recolher impostos, além de o comprador não poder pedir trocas ou fazer reclamações.
Com a Nota Fiscal Paulista, a pessoa acumula mensalmente alguns créditos em dinheiro. Esses créditos podem ser sacados a qualquer momento, mas também podem ser utilizados para abater o valor IPVA.
Como fazer a consulta do saldo da Nota Fiscal Paulista agora
O saldo da Nota Fiscal Paulista pode ser visto a qualquer momento.
O cidadão tem de estar cadastrado no site da Secretaria Estadual da Fazenda (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2f), e informar se o documento é de uma pessoa jurídica ou de uma pessoa física.
Se a pessoa não for consumidora, ela pode se identificar como usuária do PROCON, contabilista, contribuinte do ICMS ou fazendário.
Além do site da Sefaz, dá para consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista utilizando os aplicativos para iPhone ou Android.

Cadastro da Nota Fiscal Paulista
Os contribuintes se cadastram de graça no site da Nota Fiscal Paulista, e todo o acesso é sem custo.
Primeiro, usa-se o link informado acima: provavelmente, a página estará automaticamente selecionada para “consumidor”; se for assim, basta colocar o CNPJ ou o CPF.
Se quem está se cadastrando é de outra categoria, como fazendário, deverá clicar nesse ícone e colocar as informações que a Sefaz pedir.
O cadastro para a Nota Fiscal Paulista é único, ou seja, o cidadão que perder o login precisará pedir um novo registro à Secretaria da Fazenda, mas não conseguirá cadastrar seu CNPJ ou CPF pela segunda vez.
Como utilizar os créditos da Nota Fiscal Paulista
O saque dos valores relacionados à Nota Fiscal Paulista pode ser realizado em diversos bancos: o indivíduo que preferir a devolução em dinheiro, deve só fornecer uma conta corrente para que o governo estadual faça o depósito.
Por outro lado, quem preferir o desconto no IPVA precisará repassar algumas informações sobre o veículo, como o RENAVAM.
As pessoas que não retirarem os créditos da Nota Fiscal Paulista assim que liberados, terão um prazo de sessenta meses para fazer o resgate ou para transferir para o IPVA.
Como funciona o cálculo de créditos da Nota Fiscal PTA
Deve-se especificar como os créditos para cada CNPJ ou CPF são determinados, e que não há relação com a marca ou com o preço do produto: um lanche do McDonald’s não recolherá mais impostos do que um sanduíche de uma hamburgueria menos conhecida.
As porcentagens são especificadas com base no setor em que o estabelecimento atua: as padarias têm uma porcentagem de impostos diferente das lojas de roupas, por exemplo.
As óticas, por exemplo, são locais onde os consumidores podem receber bastante crédito: 1,7% da compra costuma ser depositado de volta ao consumidor.
Os serviços de buffet e semelhantes também fornecem bastante crédito na Nota Fiscal Paulista: é de 5,7%; os menos rentáveis, porém, são lojas de artigos esportivos.

Reclamações da NFP para a Secretaria da Fazenda
Se o cidadão perceber que os comerciantes não estão registrando as suas notas fiscais, ele deve manter a nota fiscal e registrar uma reclamação na Sefaz.
A Secretaria da Fazenda está em áreas variadas de São Paulo, e todas são vistas por meio do http://www.fazenda.sp.gov.br/regionais.
Será necessário clicar em alguma das regiões, como Campinas, Presidente Prudente, ou Guarulhos, havendo a possibilidade de buscar com o nome da cidade.
Se não existir um posto Sefaz no município, basta utilizar o que ficar mais próximo.
Consulta CPF na nota
O termo “CPF na nota” é uma das maneiras de os comerciantes referirem-se à Nota Fiscal Paulista.
Realmente, a nota terá impresso o número do CNPJ ou do CPF do solicitante, significando que a porcentagem de impostos correspondente será retornada àquela pessoa.
É devido a isso que as doações usando cupom fiscal só podem ser feitas quando não há o CNPJ ou CPF impresso.
A consulta dos créditos registrados na nota é feita no site da Sefaz, usando o cadastro que foi abordado anteriormente.
É importante que fique bastante claro aos cidadãos que não existe perigo em colocar seu documento na nota fiscal.
Porém, é indispensável consultar regularmente o site da Secretaria da Fazenda para acompanhar se os créditos estão sendo registrados.