Nesta quarta-feira (27) a Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ) realiza a segunda etapa da liberação dos créditos da Nota Fiscal Paulista. Desta vez, o repasse será feito para as entidades assistenciais cadastradas no programa. Ao todo, serão 55 milhões de reais correspondentes aos créditos gerados no 1º semestre de 2015. Originalmente esse recurso estava programado para ser liberado em outubro de 2015, no entanto, em julho do ano passado, o governo estadual promoveu reajustes que atrasaram todos os pagamentos em 6 meses.

Liberação dos créditos em duas fases

nota-fiscal-paulista-creditos-liberados

Devido ao grande volume de movimentações de dados no sistema da Nota Fiscal Paulista, a SEFAZ dividiu a liberação dos créditos em duas etapas. O repasse para consumidores e condomínios aconteceu em 11 de abril e está disponível para ser resgatado.

Resgates temporariamente indisponíveis

Para atualizar as informações dos créditos, a SEFAZ precisou bloquear provisoriamente a função de transferir os créditos. Quando você acessar o seu cadastro, a seguinte mensagem será exibida:

nota-fiscal-paulista-creditos-indisponiveis

Portanto, só será possível realizar o resgate a partir das 13h desta quarta-feira (27). Pode ser que o site apresente alguma lentidão ou inconsistência, então tenha paciência e aguarde alguns minutos para transferir os créditos.

Como fazer o resgate

Os procedimentos para fazer o resgate dos créditos da Nota Fiscal Paulista são bem simples. Nós vamos explicar a partir de agora o que você precisa fazer para realizar essa operação com sucesso. Acompanhe o nosso tutorial passo-a-passo e veja como é fácil.

1. Entre no site oficial da Nota Fiscal Paulista pelo endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br.

2. No menu localizado no lado esquerdo do site, você clica em “Acesso ao Sistema”.

acesso-cadastro-nota-fiscal

3. Agora escolha a opção “Consumidor” e digite os dados de acesso.

acesso-nota-fiscal-paulista

4. Na página principal, você deve localizar a opção “Conta Corrente” e então clicar em “Utilizar Créditos”.

utilizar-creditos

5. Escolha entre “Crédito em Conta Corrente” ou “Crédito em Conta Poupança”. A opção do IPVA só fica disponível em outubro.

creditos-nota-fiscal-paulista-conta

6. Escolha o seu banco e preencha as informações de agência, conta e valor. Confira os dados e clique em “Confirmar”.

nota-fiscal-paulista-dados-conta

7. Na tela seguinte você verá este quadro confirmando as informações que você preencheu anteriormente. Se tudo estiver certo, clique em “Efetuar Transferência”.

nota-fiscal-paulista-confirmacao-transferencia

8. Em seguida essa mensagem de confirmação será exibida. O dinheiro estará na sua conta em até 15 dias úteis.

nota-fiscal-paulista-sucesso-operacao

Vale lembrar que você só poderá transferir os créditos se tiver pelo menos R$ 25 disponíveis no seu cadastro. Caso você não esteja conseguindo visualizar o seu saldo, clique aqui e veja o que você precisa fazer.

  • Créditos gerados no 2º semestre de 2015 – repasse em outubro de 2016
  • Créditos gerados no 1º semestre de 2016 – repasse em abril de 2017
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2016 – repasse em outubro de 2017
  • Créditos gerados no 1º semestre de 2017 – repasse em abril de 2018
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2017 – repasse em outubro de 2018

Os créditos têm validade de 5 anos e você pode fazer o resgate a qualquer momento.

Essas foram as informações sobre a nova liberação de créditos da Nota Fiscal Paulista. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.