No próximo dia 11 de abril a Secretaria da Fazenda de São Paulo vai liberar o novo lote créditos da Nota Fiscal Paulista. Por conta do grande volume de movimentações que ocorre neste período, a transferência de créditos foi bloqueada do sistema no dia 3 de abril e só será liberada novamente na tarde do dia 11. Sendo assim, os consumidores só poderão retomar as transferências após as 13h do dia 11. Ao acessar o seu cadastro no site oficial da Nota Fiscal Paulista, você verá esta mensagem explicando sobre o bloqueio:

nota-fiscal-paulista-transferencia-bloqueada

Vale lembrar que as transferências ficarão novamente indisponíveis entre 21 e 26 de abril. Como desta vez a liberação dos créditos será feita em duas etapas, será necessário preparar o sistema para atualizar os valores destinados às entidades sem fins lucrativos. Desta forma, só será possível transferir a partir das 13 do dia 27. Veja como vai funcionar o cronograma:

nota-fiscal-paulista-transferencia-bloqueada

Liberação dos créditos para consumidores e condomínios

  • 11 de abril

Sistema bloqueado para transferências

  • Entre 0h00 de 3 de abril e 13h de 11 de abril

Liberação dos créditos para entidades sem fins lucrativos

  • 27 de abril

Sistema bloqueado para transferências

  • Entre 0h00 de 21 de abril e 13h de 27 de abril

Vale lembrar que o procedimento de bloqueio das transferências é uma ação normal. Em todos os períodos de liberação dos créditos é preciso adotar essa medida para atualizar os dados do sistema.

Sobre a liberação dos créditos

A Secretaria da Fazenda vai distribuir R$ 811 milhões em créditos. A liberação de abril de 2016 corresponde aos créditos gerados no 1º semestre de 2015. Veja como funciona o calendário de pagamentos:

  • Créditos gerados no 1º semestre de 2015 – repasse a partir de 11 de abril de 2016
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2015 – repasse no 2º semestre de 2016
  • Créditos gerados no 1º semestre de 2016 – repasse no 1º semestre de 2017
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2016 – repasse no 2º semestre de 2017
  • Créditos gerados no 1º semestre de 2017 – repasse no 1º semestre de 2018
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2017 – repasse no 2º semestre de 2018

Como transferir os créditos

Se essa será a primeira vez que você vai transferir os créditos da Nota Fiscal Paulista para a sua conta bancária, confira o nosso passo-a-passo e veja como proceder.

1. Acesse o site da Nota Fiscal Paulista pelo endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br;

2. Clique em “Acesso ao sistema” no menu localizado à esquerda;

acesso-cadastro-nota-fiscal-paulista

3. Selecione a bolinha da opção “Consumidor” e depois digite seus dados de acesso (CPF ou CNPJ e a senha);

acesso-nota-fiscal-paulista1

4. Agora que você está no menu principal, localize a opção “Conta Corrente” e então clique em “Utilizar Créditos”;

utilizar-creditos-restrito

5. Escolha entre “Crédito em Conta Corrente” ou “Crédito em Conta Poupança”. A opção para quitar ou abater o IPVA fica disponível somente em outubro.

creditos-nota-fiscal-paulista-conta

6. Na sua primeira transferência, você verá essa mensagem abaixo. O valor será preenchido automaticamente por questões de segurança. Os créditos transferidos serão de R$ 25.

creditos-nota-fiscal-paulista

7. Caso você tenha um saldo maior, a diferença ficará disponível posteriormente. Se você tiver um saldo menor, não será possível fazer a transferência.

saldo-insuficiente-nota-fiscal-paulista

8. Na página seguinte você deve escolher o seu banco e digitar os dados de agência, conta, CPF/CNPJ e nome do titular da conta. Só é possível transferir os créditos para uma conta bancária que esteja no mesmo nome do titular do cadastro da Nota Fiscal Paulista.

nota-fiscal-paulista-dados-conta

9. Agora você verá essa tela para confirmar os dados. Confira suas informações e clique em “Efetuar Transferência” para confirmar a operação.

transferencia-creditos-nota-fiscal-paulista

Essas foram as informações sobre os créditos da Nota Fiscal Paulista. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.