Como qualquer outro sistema online, o programa Nota Fiscal Paulista pode apresentar algum erro, ou alguma irregularidade, dando a você o direito de realizar uma reclamação ao devido erro ou descumprimento dos seus direitos.


Algumas empresas podem chegar a não cumprir com o registro de cadastramento fiscal, tentando burlar a lei, gerando assim problemas para os consumidores, já que eles não terão seus cupons fiscais detectados pelo sistema da Nota Paulista.

Desta forma, é preciso saber o método necessário para que esta reclamação seja realizada com grande sucesso, possivelmente chegando a um acordo ou alguma correção necessária.

Siga os passos que irão ser apresentados detalhadamente, para não que aconteça uma tentativa frustrada de reclamação.

Passo a passo para fazer uma reclamação na NFP

Como fazer uma reclamação pelo site da Nota Paulista

1º Etapa – acesso ao cadastro e motivo da reclamação

1. O que deve ser feito antes de tudo é entrar em sua conta, claro. Acesse o site www.nfp.fazenda.sp.gov.br

2. Depois de entrar no site, acesse a sua conta no sistema da Nota Fiscal Paulista informando seus dados de acesso.

3. Feito isso, você deverá selecionar a opção de “Reclamação” no menu principal.

4. Em seguida selecione “Registrar”.

5. Na próxima tela, é hora de selecionar o motivo da reclamação; você escolhe de acordo com o seu problema a ser solucionado.

2º Passo – confirmação do CPF ou CNPJ

1. Depois desses processos concluídos, digite o seu CPF ou o seu CNPJ. O número necessário para que o sistema identifique o consumidor. Agora é hora de clicar em “Buscar”.

2. Em seguida, o sistema irá buscar em seu banco de dados o número referente ao seu CPF ou CNPJ; clique no número que será exibido em vermelho.

3. Confira os seus dados; se estiver tudo correto, é só clicar mais uma vez em “Avançar”.

3º Passo – Registro da Reclamação

1. Na próxima página, insira todos os dados do documento fiscal ou da empresa que você deseja prestar a reclamação e clique em “Avançar”.

2. Na tela seguinte, você deverá apenas conferir se todos os dados foram fornecidos corretamente. Se estiver tudo em ordem, clique em “Registrar Reclamação”.

Não apresentando nenhum erro em qualquer um dos passos seguidos até aqui, significa que você obteve sucesso com a reclamação, e logo em breve o atendimento da Nota Fiscal Paulista irá entrar em contato com você. O contato pode ser feito através do e-mail registrado no seu cadastro.

O que você precisa saber sobre as reclamações para a NFP

Você pode registrar uma reclamação no sistema da Nota Fiscal Paulista se, por acaso, um estabelecimento se recusar a registrar o documento fiscal no sistema. Isso poderá acarretar em futuros problemas para a empresa, uma vez que ela não estará atendendo aos direitos do consumidor.

Se algo parecido com essa situação vier a acontecer com você, não deixe passar despercebido. Procure sempre fazer a reclamação, pois assim você estará ajudando a inibir esses descumprimentos.

Além de tudo, você estará ajudando também o sistema a identificar quais são as empresas que não atendem à lei. Reclame, pois é um direito seu!

Essas foram as informações sobre o registro de reclamações no site da Nota Paulista. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.