Você esqueceu a sua senha da Nota Fiscal Paulista e já fez de tudo para tentar recuperá-la? Muita gente enfrenta o mesmo problema e acaba desistindo de acessar o cadastro, afinal, o processo é um pouco burocrático e trabalhoso. Essa dificuldade ocorre em função do sistema ser estruturado para evitar possíveis fraudes. Para garantir a segurança das contas, o site acaba solicitando uma série de procedimentos.
Está achando tudo complicado demais? Fique tranquilo/tranquila. A partir de agora, nós vamos apresentar uma explicação passo-a-passo para te ajudar a recuperar a senha da Nota Fiscal Paulista. Após realizar essas operações, você poderá acessar a sua conta novamente. Siga as nossas dicas que vai dar tudo certo.
Como recuperar a senha da NFP
Existem dois caminhos para recuperar a senha. O primeiro é o mais simples e rápido, porém, só vai funcionar se você lembrar o e-mail que usou para se cadastrar. Se esse é o seu caso, faça o seguinte:
1. Entre no site da Nota Fiscal Paulista pelo endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br.
2. No menu à esquerda da página, clique em Acesso ao sistema.
3. Em seguida clique em “Esqueci minha senha” e digite o seu CPF ou CNPJ;
4. Escolha entre as opções “Envio de frase para lembrar a senha” ou Envio de endereço de página para cadastramento de nova senha”. Essas informações serão enviadas para o e-mail que você informou no dia em que você fez o cadastro na Nota Fiscal Paulista.
O problema é que, na maioria das vezes, ninguém consegue lembrar qual foi a senha utilizada no cadastro. Se esse é o seu caso, você terá que pegar o caminho mais longo. Ele consiste em fazer um novo cadastro e enviar um requerimento para solicitar o desbloqueio da senha. Mas não desista por isso. Siga essas orientações para receber sua senha em breve.
1. Clique na opção “Recadastrar”.
2. Você verá essa mensagem informando sobre o bloqueio da sua senha. Clique em “Continuar”.
3. Em seguida você deve fazer o seu cadastro novamente e informar uma senha nova.
4. Depois disso, preencha o requerimento de desbloqueio de senha e encaminhe para a Secretaria da Fazenda. Você pode enviar o formulário pelos Correios ou entregar pessoalmente no Poupatempo, no Procon ou em qualquer Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda. (para abrir o requerimento, clique aqui).
Envio do requerimento
Entregar o requerimento pelos Correios
Se você optar por fazer o envio postal, encaminhe o requerimento para o seguinte endereço:
Secretaria da Fazenda
Central de Pronto Atendimento – CPA/SAPC/DEAT
Assunto: “Nota Fiscal Paulista”
Av. Rangel Pestana, 300 – térreo – Centro – São Paulo – SP – CEP 01017-911
Documentos obrigatórios para envio postal:
- Requerimento preenchido e assinado com FIRMA RECONHECIDA;
- Cópia simples do CPF;
- Cópia simples do documento de identificação com foto (RG ou carteira de habilitação).
Entregar o requerimento pessoalmente
Para entregar o requerimento pessoalmente, você precisa ir ao Procon, ao Poupatempo ou a um Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda. Você pode consultar os endereços na internet.
- Endereços dos Postos Fiscais: www.fazenda.sp.gov.br;
- Endereços do Procon: www.procon.sp.gov.br, acessando o link “Formas de Atendimento”;
- Endereços do Poupatempo: www.poupatempo.sp.gov.br. Consulte se unidade do Poupatempo escolhida possui atendimento da Secretaria da Fazenda.
Documentos obrigatórios para entrega pessoal:
- Requerimento preenchido e assinado (não é necessário reconhecer firma);
- Cópia simples do CPF, acompanhado do original para autenticação;
- Cópia simples do documento de identificação com foto (RG ou carteira de habilitação, acompanhado do original para autenticação);
- Se a documentação for entregue por terceiros, o requerimento deve ter firma reconhecida. Também é preciso entregar a cópia simples do RG e do CPF do titular do cadastro.
Essas foram as informações para você aprender a desbloquear a senha da Nota Fiscal Paulista. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E se você tiver alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.