Assim como acontece com os clientes de contas da Caixa Econômica Federal, diariamente nós recebemos dezenas de mensagens de leitores querendo saber a forma certa de transferir os créditos da Nota Fiscal Paulista para uma conta poupança do Banco do Brasil. As pessoas tentam fazer o resgate mas o site exibe uma mensagem de erro.

O que acontece é que o sistema da Nota Fiscal Paulista é um pouco complexo e deixa as informações muito vagas quando você quer fazer a transferência para uma conta do BB. Ao preencher os dados do banco, ele exibe essa informação do quadro abaixo. Na verdade, o aviso mais confunde do que ajuda.

Créditos Nota Fiscal Paulista Banco do Brasil

A informação sobre a variação talvez seja a mais fácil de ser resolvida. Porém, o sistema também pede um número de conta com 9 dígitos e informa que o dígito verificador deverá ser diferente do dígito verificador da sua conta. Aqui temos dois problemas.

1. A grande maioria das contas poupanças do BB possuem 5 ou 6 dígitos, então, o que fazer para informar uma conta com 9 dígitos?

2. Como descobrir o dígito verificador se ele não é o mesmo da conta?

A partir de agora nós vamos responder a essas perguntas para te ajudar. Acompanhe as orientações e veja como você deverá preencher os campos da sua conta.

creditos-nota-fiscal-paulista-banco-do-brasil

Transferindo os créditos

conta-banco-brasil-nota-fiscal-paulista

1. Digite o número da sua agência.

2. No campo da conta, comece informando a variação primeiro; nesse caso, vamos usar a variação 51.

3. Complete o restante preenchendo com o número zero entre a variação e o número da conta. Se a sua conta for de 5 dígitos, você deverá colocar dois zeros após a variação. Se for de 6 dígitos, você deverá colocar apenas um zero. O objetivo aqui é completar os 9 dígitos solicitados pelo sistema.

4. Agora falta completar o dígito verificador. Essa é o grande segredo do sistema que ninguém conseguia entender. O dígito verificador que você vai colocar aqui deve ser três casas acima em relação ao dígito verificador da sua conta.

Portanto, se a sua conta tiver o dígito verificador 1, você deve preencher com o número 4. Se tiver o dígito verificador for 9, você deve colocar o número 1. Se for X, coloque o número 2. Veja a tabela completa para você se guiar.

tabela-contas-banco-do-brasil

Simulação

cartao-banco-do-brasil

Usando esta conta fictícia exibida no cartão acima, o preenchimento no site da Nota Fiscal Paulista deve ficar da seguinte forma:

Agência: 5718

Dígito da agência: 0

Número da conta: 510035278

Dígito verificador da conta: 0

Note que foram utilizados dois dígitos zero para completar 9 números. Além disso, o dígito verificador que originalmente é 8, foi preenchido com 0 porque corresponde a três casas acima.

Preenchendo os campos dessa forma, você vai conseguir transferir os créditos para sua conta poupança do Banco do Brasil.

Essas foram as informações para você aprender a transferir os créditos da Nota Fiscal Paulista para uma conta do Banco do Brasil. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. Caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

* Atualizado em 29 de julho de 2016.