Seis transferências irregulares levaram a Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ) a alertar os usuários da Nota Fiscal Paulista sobre o uso de aplicativos não-oficiais do programa.


Os casos de desvio de créditos aconteceram na última semana. Em quatro dias, golpistas conseguiram acessar cadastros de seis consumidores para resgatar os valores indevidamente.

O dinheiro foi destinado para contas digitais, que são aquelas abertas pela internet. A Fazenda informou que não haverá devolução do montante para as pessoas afetadas pelo golpe.

Riscos dos aplicativos

De acordo com a SEFAZ, os aplicativos podem tornar os usuários vulneráveis a fraudes. Isso acontece porque, invariavelmente, todos os apps solicitam o CPF e a senha de acesso ao sistema.

Os dados coletados pelas ferramentas podem ser captados por terceiros para realizar alterações no perfil, consultar o saldo ou até mesmo para resgatar os créditos sem o conhecimento do titular do cadastro.

A Fazenda não garante a segurança das informações e não recomenda o uso dos aplicativos para smartphones e tablets. O único modo para acessar a conta é através do site oficial do programa.

O coordenador da Nota Fiscal Paulista, Carlos Ruggeri, reforça o aviso aos usuários. “Usuário e senha tem que ser intransferível, não pode colocar pra ninguém. Nem para aplicativos que não são oficiais”, afirma.

Ruggeri indica o que as pessoas devem fazer para não correr riscos. “Entre no site, coloque seu usuário e senha. E faça através do site porque essa é a forma segura que a gente tem como garantir essa segurança.”, completa.


Vale lembrar que os apps da NFP disponíveis na web não são reconhecidos pela Fazenda. O órgão planeja lançar um aplicativo oficial até fevereiro.

Como acessar a conta da Nota Fiscal Paulista

Você tem dúvidas para acessar a conta da Nota Paulista? Nós preparamos um tutorial explicando o que você precisa fazer para ter acesso ao sistema. Confira as explicações clicando aqui.

Você acabou de conferir informações sobre a NF Paulista. Se elas foram foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.