A possibilidade de transferir o dinheiro da Nota Fiscal Paulista para uma conta corrente ou uma conta poupança de outra pessoa é uma das mais questionadas pelos consumidores que participam do programa. O grande problema é que o sistema não permite que essa operação seja realizada.
Nos primeiros anos de operação da Nota Fiscal Paulista você podia se cadastrar com a conta bancária de um terceiro, no entanto, a Secretaria da Fazenda vetou essa prática para aumentar a segurança e evitar eventuais fraudes. Se você for fazer um novo cadastro atualmente, o site vai pedir que você informe uma conta que esteja no seu nome.
Como receber os créditos se não tenho conta em banco?
Como falamos acima, se você não possui uma conta bancária, não poderá sequer concluir o seu cadastro. Mas se você não quer perder a chance de receber o dinheiro que a Nota Fiscal Paulista oferece, o que você pode fazer é informar o CPF de um parente ou amigo nas suas compras. Assim ele pode acompanhar a movimentação dos seus créditos e solicitar a transferência do saldo quando for necessário.
Como consultar os créditos
Para consultar os créditos, você precisa realizar a seguinte operação.
1. Acesse o site da Nota Fiscal Paulista pelo endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br.
2. Clique na opção “Acesso ao Sistema” localizada no menu.
3. Agora selecione a opção “Consumidor” e digite os seus dados de acesso.
4. No menu principal, localize a opção “Consultar” e clique em “Documentos Fiscais”.
5. Agora selecione o período em que você deseja consultar.
6. Em seguida você verá a relação dos créditos do período consultado com os respectivos valores.
Como resgatar os créditos
Se você deseja resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista, veja quais são os procedimentos necessários para transferir o dinheiro para uma conta bancária. Vale lembrar que a conta deve estar no mesmo nome do titular do cadastro da Nota Fiscal Paulista.
1. Acesse o site da Nota Fiscal Paulista pelo endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br.
2. Clique em “Acesso ao Sistema”.
3. Digite os seus dados de acesso.
4. No menu principal, localize a opção “Conta Corrente” e depois clique em “Utilizar Créditos”.
5. Agora você deve escolher entre “Crédito em Conta Corrente” ou “Crédito em Conta Poupança”. A opção para o IPVA fica disponível somente em outubro.
6. Preencha todas as informações solicitadas pelo sistema: agência, conta, CPF ou CNPJ, nome do titular da conta e valor. Em seguida, clique em “Confirmar”.
7. Você verá as confirmações dos dados que digitou na tela anterior. Confira tudo e clique em “Efetuar Transferência”.
8. Se der tudo certo, você verá essa mensagem de sucesso na operação. O dinheiro estará disponível na conta em até 15 dias.
Essas foram as informações sobre a transferência dos créditos da Nota Fiscal Paulista. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.