Agora é oficial. A Secretaria da Fazenda definiu a data de liberação dos créditos da Nota Fiscal Paulista referentes ao primeiro semestre de 2015. A partir de 11 de abril os consumidores poderão ter acesso ao saldo atualizado. Vale lembrar que este lote deveria ser liberado em outubro de 2015, porém, uma medida do governo estadual para “preservar recursos” e “distribuir a verba para outros setores” adiou todos os repasses para quem participa do programa. Veja como ficou o calendário de liberação dos créditos:

  • Créditos gerados no 1º semestre de 2015 – repasse a partir de 11 de abril de 2016
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2015 – repasse no 2º semestre de 2016
  • Créditos gerados no 1º semestre de 2016 – repasse no 1º semestre de 2017
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2016 – repasse no 2º semestre de 2017
  • Créditos gerados no 1º semestre de 2017 – repasse no 1º semestre de 2018
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2017 – repasse no 2º semestre de 2018

Liberação dos créditos em duas etapas

nota-fiscal-pta-creditos-2015

Ao todos, serão liberados 811 milhões de reais em duas fases. A primeira delas, de 756 milhões, será repassada a consumidores e condomínios a partir de 11 abril. Já os outros 55 milhões estarão disponíveis para as entidades assistenciais a partir de 27 abril.

Transferências indisponíveis

Como acontece em todas as ocasiões que antecedem a liberação dos valores da Nota Fiscal Paulista, a opção de transferir os créditos ficará indisponível no sistema. Portanto, fique atento/atenta: não será possível realizar transferências entre os dias 3 e 10 de abril. Você poderá voltar a fazer o resgate a partir das 13h de 11 de abril. Depois, em razão da liberação do lote para entidades assistenciais, a função ficará novamente bloqueada entre 21 e 26 de abril, sendo normalizada a partir das 13h de 27 de abril.

Aprenda a transferir os créditos

Se essa é a primeira vez que você vai transferir os créditos, confira o tutorial passo a passo que preparamos. Nesta explicação nós mostramos todos os procedimentos que você precisa realizar.

1. Acesse o site do programa pelo endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br;

2. No menu localizado à esquerda, clique em “Acesso ao sistema”;

acesso-cadastro-nota-fiscal-paulista

3. Selecione a opção “Consumidor” e digite seus dados de acesso (CPF ou CNPJ e senha);

acesso-nota-fiscal-paulista1

4. No menu principal, localize a opção “Conta Corrente” e clique em “Utilizar Créditos”;

utilizar-creditos

5. Selecione a forma de utilização entre “Crédito em Conta Corrente” ou “Crédito em Conta Poupança”. A opção de quitação ou abatimento do IPVA fica disponível somente em outubro.

creditos-nota-fiscal-paulista-conta

6. Na sua primeira transferência, você verá essa mensagem abaixo. Ela explica que o valor será preenchido automaticamente por questões de segurança. Neste caso, os créditos transferidos serão de R$ 25.

creditos-nota-fiscal-paulista

7. Se você tiver um saldo maior, a diferença ficará disponível para transferências futuras. Se você tiver um saldo inferior a R$ 25, você verá essa mensagem de saldo insuficiente, ou seja, não será possível transferir.

saldo-insuficiente-nota-fiscal-paulista

8. Na página seguinte você precisa selecionar o seu banco e digitar os dados de agência, conta, CPF/CNPJ e nome do titular da conta. Vale lembrar que só é possível transferir os créditos para uma conta bancária que esteja no mesmo nome do titular do cadastro da Nota Fiscal Paulista.

nota-fiscal-paulista-dados-conta

9. Em seguida, você verá essa tela para confirmar os dados. Confira todas as informações e clique em “Efetuar Transferência” para confirmar a operação.

transferencia-creditos-nota-fiscal-paulista

Veja o passo a passo da transferência neste vídeo.

Essas foram as informações sobre a liberação dos créditos da Nota Fiscal Paulista. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.