Atenção! A transferência dos créditos da Nota Fiscal Paulista foi novamente bloqueada para os consumidores. Mas não precisa se preocupar, pois este é um procedimento provisório que sempre ocorre nos períodos de liberação dos créditos. A Secretaria da Fazenda precisa fazer uma série de atualizações no sistema antes de disponibilizar os créditos das entidades assistenciais cadastradas no programa – o novo lote será liberado em 27 de abril. Como o volume de dados é muito grande, é necessário desativar a opção de resgate para que não ocorra uma sobrecarga no site. Este mesmo método foi aplicado no início do mês durante o período que antecedeu a liberação dos créditos para consumidores e condomínios.

Quando a transferência será liberada?

nota-fiscal-paulista-transferencia-bloqueada

Se você entrar no se cadastro da Nota Fiscal Paulista hoje, essa mensagem será exibida.

De acordo coma a programação, a opção para transferir os créditos voltará a ser ativada a partir das 13 horas do dia 27 de abril. Pode ser que o site tenha alguma lentidão ou interrupção momentânea devido ao alto índice de acessos. Se isso acontecer, tenha um pouco de paciência e tente novamente mais tarde.

Como transferir os créditos

Confira agora um passo-a-passo com todos os detalhes para você aprender a transferir os créditos da Nota Fiscal Paulista.

1. Acesse o site do programa pelo endereço www.nfp.fazenda.sp.gov.br.

2. Clique em “Acesso ao sistema” no menu localizado à esquerda.

acesso-cadastro-nota-fiscal-paulista

3. Agora escolha a opção “Consumidor” e informe os seus dados de acesso (CPF ou CNPJ e senha);

acesso-nota-fiscal-paulista1

4. Agora que você acessou o menu principal, localize a opção “Conta Corrente” e depois clique em “Utilizar Créditos”;

utilizar-creditos

5. Escolha entre “Crédito em Conta Corrente” ou “Crédito em Conta Poupança”. A opção para quitar ou abater o IPVA fica disponível somente em outubro.

creditos-nota-fiscal-paulista-conta

6. Se for sua primeira transferência, você verá essa mensagem abaixo. Ela informa que o valor será preenchido automaticamente por questões de segurança. O valor será de R$ 25. Caso você tenha um saldo maior, a diferença ficará disponível no seu cadastro posteriormente.

creditos-nota-fiscal-paulista

Se você tiver um saldo inferior a R$ 25, não será possível realizar o resgate.

saldo-insuficiente-nota-fiscal-paulista

7. Prosseguindo com a operação, na página seguinte você deve escolher o seu banco e informar os dados de agência, conta, CPF/CNPJ e nome do titular da conta. Só é possível resgatar os créditos para uma conta bancária que esteja no mesmo nome do titular do cadastro da Nota Fiscal Paulista.

nota-fiscal-paulista-dados-conta

8. Depois disso, você verá essa tela para confirmar os dados. Revise as informações e clique em “Efetuar Transferência” para confirmar a transferência.

nota-fiscal-paulista-confirmacao-transferencia

9. Se tudo der certo, você verá essa mensagem confirmando a operação e informando que o valor será creditado na conta em até 15 dias.

nota-fiscal-paulista-sucesso-operacao

Sobre a liberação dos créditos

Os lotes de créditos da Nota Fiscal Paulista são liberados duas vezes por ano, sempre em abril e em outubro. A parcela destinada a consumidores e condomínios já foi disponibilizada em 11 abril. Agora, no próximo dia 27, será a vez da cota para as entidades assistenciais.

Veja a programação dos próximas repasses:

  • Créditos gerados no 1º semestre de 2015 – repasse em abril de 2016
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2015 – repasse em outubro de 2016
  • Créditos gerados no 1º semestre de 2016 – repasse em abril de 2017
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2016 – repasse em outubro de 2017
  • Créditos gerados no 1º semestre de 2017 – repasse em abril de 2018
  • Créditos gerados no 2º semestre de 2017 – repasse em outubro de 2018

Os créditos têm validade de 5 anos, e você pode fazer o resgate a qualquer momento.

Essas foram as informações sobre a transferência de créditos da Nota Fiscal Paulista. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.